Logo da Prefeitura de Americana

Portal da Transparência

Logo da Lei de Acesso à Informação

Bem-vindo ao Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Americana. O portal divulga dados que são de interesse e de direito do cidadão com o objetivo de facilitar o acesso à informação pública, conforme determina a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, de 18/11/2011)

Para informações referente ao Departamento de Água e Esgoto - DAE, acesse o Portal da Transparência da autarquia.

    Informações Institucionais     Unidades de Cultura e Lazer

Unidades de Cultura e Lazer

Museus

  Endereço
Avenida Brasil, 1293 - Jardim São Paulo
Cep: 13468-000

  Horário de Atendimento
de segunda a sexta-feira das 09h00 às 16h30.

  Telefone
(19) 3408-4825

  E-mail
mac@americana.sp.gov.br

  Atribuições
O Museu de Arte Contemporânea de Americana surgiu, inicialmente, de uma ala formada em 1978 no Museu Histórico Pedagógico Municipal "Dr. João da Silva Carrão", até que, em 1982, é constituído como museu independente passando a funcionar primeiramente nas dependências da Biblioteca Municipal de Americana e, posteriormente, anexo ao prédio da Biblioteca. Atualmente, o museu foi transferido para o complexo do Centro de Cultura e Lazer "Poeta Antônio Zoppi".

O museu foi criado com o intuito de manter o acervo de artes plásticas e o desenvolvimento de atividades culturais para o incremento da educação e do lazer da população. Ele atua com exposições temporárias, promovendo regularmente mostras de seu acervo, bem como mostras individuais ou coletivas de artistas de todo o país.

  Endereço
Avenida Nicolau João Abdalla, 5260 - Salto Grande

  Telefone
(19) 3469-1898

  E-mail
museuhistorico@americana.sp.gov.br

  Atribuições
O Museu Histórico e Pedagógico "Dr. João da Silva Carrão" foi criado em 1971 pelo Governo do Estado e permaneceu instalado no prédio do antigo Paço Municipal até o início de 1974.

Em 1975, a Prefeitura Municipal de Americana desapropriou o Casarão do Salto Grande e, após reformas, o museu instalou-se em suas dependências em 1977. No dia 15 de abril de 1982 foi tombado pelo CONDEPHAAT como monumento de interesse histórico-arquitetônico. Numa localidade privilegiada, aos fundos do casarão nasce o Rio Piracicaba, resultado da confluência dos Rios Atibaia e Jaguari.

O acervo do local é composto por objetos que pertenceram a americanenses que contribuíram para a formação histórica do município. Com maior ou menor valor, existem desde peças que foram utilizadas na Revolução de 1932 e na 2ª Guerra Mundial, até coleções de moedas, mobiliário médico e dentário, móveis e objetos antigos.